Casa do Sal da Figueira da Foz apresenta as suas novas criações

Na próxima 2ª Feira, dia 17, pelas 12h, no Ecomuseu do sal da Figueira da Foz a Casa do Sal vai fazer a apresentação pública das suas novas criações com ingredientes das Salinas Eiras Largas.
As novas criações, são:
- Salicórnia seca para substituir o sal na alimentação
- Salicórnia para saladas com Salicórnia seca e oregãos
- Azeite Virgem Extra da Quinta da Ribeira de Lodões, em Vila Flor, Trás-os-Montes com Salicórnia da Salina Eiras Largas da Figueira da Foz
- Azeite Virgem da Aldeia do Rabaçal, Concelho de Penela, com o Sal Picante para Grelhados da Casa do Sal
- Azeite Virgem da Aldeia do Rabaçal, Concelho de Penela, com o Sal para Grelhados da Casa do Sal
- Queijo Jorumelo do Lugar de Legacão, Aldeia do Rabaçal, cuja coalhada é temperada com o Sal da Salina Eiras Largas e quando já curado, é envolvido com o Azeite do Rabaçal e as Ervas do Sal Picante para Grelhados da Casa do Sal: alho, oregãos, alecrim e piripiri.
No Ecomuseu do Sal serão feitas degustações destas criações Casa do Sal, com a aplicação em diversas Tapas Eiras Largas.
Às 17h, do mesmo dia, serão apresentadas Tapas e Petiscos temperados com as criações Casa do Sal e cozinhados em Fornos Solares numa parceria com o Prof. Dr. Celestino Ruivo, professor da Universidade do Algarve e especialista em Fornos Solares.
Neste dia também será apresentada a nova imagem da Casa do Sal da Figueira da Foz, uma criação de Miguel Rodrigues, incorporando uma aguarela da Artista Figueirense Tesha.
Estas novas criações são fruto de pesquisas, experiências e testes realizados ao longo dos últimos anos e também resultado de trabalho em rede com outras microproduções artesanais, tanto do sector agrícola, como da transformação, comercialização e serviços.
Esta iniciativa integra-se no 2º Aniversário do Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz.
A Casa do Sal da Figueira da Foz é um projecto que pretende contribuir para a viabilidade económica, social, cultural e ambiental da Salicultura da Figueira da Foz.
Surgiu ancorado à Salina Eiras Largas, e tem divulgado do Sal da Figueira da Foz em vários eventos em Portugal, sobretudo na Região Centro.
A Salina Eiras Largas está num processo de Certificação Aghrícola e do Sal com a SATIVA.

Mais informações:
Casa do Sal - José João Rodrigues - 912434316
Fornos Solares: Celestino Ruivo - 918319210
EcoMuseu do Sal: Sónia Pinto - 961695297