A Casa do Sal está presente, durante o Mês de Agosto, no Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz: degustações e sais,tudo com muita salicórnia

A Casa do Sal está presente, durante o Mês de Agosto, no Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz: degustações e sais,tudo com muita salicórnia


Núcleo Museológico do Sal

Núcleo Museológico do Sal

Núcleo Museológico do Sal

Núcleo Museológico do Sal

Núcleo Museológico do Sal

Onde Fica:
Em Armazéns de Lavos (freg. Lavos), na Salina Municipal do Corredor da Cobra.

Horários de Abertura:

Horário de Verão:
1 de Julho a 30 de Setembro
Quarta-feira a Domingo/Feriados:
10h30 às 12h30/14h30 às 18h45m
Encerrado às Segundas e Terças feiras.

Horário de Inverno:
1 de Outubro a 30 de Junho
Quarta-feira, Sábado, Domingo, Feriados:
10h00 às 12h30/14h00 às 16h00
Encerrado às Segundas, Terças, Quintas e Sextas feiras.

Entradas:
2 Euros/pax;
25 Euros/grupo organizado mais de 15 pax;

Gratuito:
Crianças até 12 anos; Cartão Senior Figueira; Cartão Jovem e Estudante.

Desconto 50%:
Jovens entre 13 e 25 anos; Adultos maiores de 65 anos; Professores.


Contactos para informações ou visitas guiadas a grupos:
Tel.: Museu Municipal Santos Rocha – 233 402 840;
Tel.: Núcleo Museológico do Sal - 966 344 488;
e-mail: museu@cm-figfoz.pt



Inaugurado a 18 de Agosto de 2007, fica situado em Armazéns de Lavos, freguesia de Lavos, na Salina Municipal do Corredor da Cobra.
Durante séculos, a produção de pequenos cristais regulares de sal, isentos de impurezas, era utilizada em grandes quantidades pela frota piscatória local (bacalhau e sardinha). O sal subia o rio Mondego até aos diversos entrepostos que posteriormente o distribuíam pelos confins da Beira, para a conservação das carnes e dos queijos. Este sal saía também da barra e, em brigues e escunas, chegava a pontos tão distantes como o Báltico ou a Nova Inglaterra. A partir da década de 1970, as alterações drásticas no mercado e nos circuitos de comercialização levaram a uma desvalorização progressiva do sal produzido artesanalmente.
Gradualmente, as salinas conheceram um processo de abandono.
Por esta razão e pelo facto de as salinas serem um elemento essencial da paisagem e do imaginário da Figueira da Foz, a Câmara Municipal adquiriu, em 2000, a Salina do Corredor da Cobra, no sentido de permitir à comunidade a fruição de todo este legado cultural.

O Núcleo Museológico do Sal é uma extensão museológica do Museu Municipal Santos Rocha, dependente organicamente da Divisão de Cultura, Biblioteca e Arquivos da Câmara Municipal da Figueira da Foz, a quem cabe a gestão, promoção e divulgação.
O conceito geral do Núcleo Museológico do Sal baseia-se na ideia que as salinas e o sal são uma actividade em que se cruzam múltiplos aspectos: históricos, etnográficos, paisagísticos, ambientais e económicos, e que devem ser explorados de forma integrada.
Por outro lado, actualmente, os museus de sal e outros meios interpretativos em áreas salineiras, constituem instrumentos de valorização da actividade e dos sítios, e não apenas meros depósitos de instrumentos e documentação relacionados com o sal.
No caso da Figueira da Foz, a criação de um núcleo museológico, em plena salina, constitui uma mais valia notável, a que acresce a existência de um armazém e de uma rota pedestre, permitindo que a visita compreenda a integração destes três espaços que se complementam e completam: Marinha do Corredor da Cobra, Armazém de Sal e Núcleo Museológico.

Com a abertura do Núcleo Museológico do Sal, a Câmara Municipal da Figueira da Foz pretende globalmente difundir um espaço aberto, campo de experimentação e produção de conhecimento, estruturante de novas identidades que o constituem, a partir de diferentes formas de relação entre Homem, sociedade, cultura e natureza.
Neste sentido, e dando apoio a uma estratégia global de informação suportada, desde o primeiro momento, na reactivação e manutenção contínua da actividade salineira, a Autarquia procurou igualmente dar condições para que esta salina funcionasse também como área de formação para novos marnotos, como centro interpretativo e laboratorial para diversos estudos de biodiversidade do seu ecossistema-tipo, e como unidade didáctica de lazer e de interactividade fruída pelos diversos públicos que visitam este espaço tão singular e característico.
Assim, a criação de um Núcleo Museológico sito em plena salina – e complementado com a existência de um Armazém de Sal, de uma Rota Pedestre pelo salgado e de uma futura Rota Fluvial pelo estuário do Rio Mondego – permitirá a fruição integrada de diferentes espaços que se devem explorar na complementaridade e riqueza dos seus tributos e significados.

Missão:
Constituído com a missão de interpretar, valorizar e difundir testemunhos singulares reportados à relação secular do Homem com o território das salinas do concelho da Figueira da Foz, o Núcleo Museológico do Sal pretende ainda informar, educar e sensibilizar os diversos públicos para a necessidade de preservação de uma actividade tradicional e de um produto artesanal; funcionar como um centro local e nacional aberto à investigação e informação sobre a riqueza da biodiversidade deste ecossistema singular em que se insere a salicultura; promover e divulgar nacional e internacionalmente o salgado da Figueira da Foz; e contribuir de forma integrada para a valorização deste património como factor de desenvolvimento local sustentável.
Objectivos:
Constituem objectivos gerais deste Núcleo: valorizar, divulgar e dinamizar parte muito singular do tecido patrimonial do concelho; potenciar e favorecer as acções susceptíveis de o dinamizar; promover a recolha, o estudo e inventário de colecções etnográficas, testemunhos e outros patrimónios que contribuam para o enriquecimento do espólio; criar dinâmicas expositivas e outras que afirmem o equipamento cultural como um espaço vivo; promover e desenvolver práticas e serviços educativos que sensibilizem os diferentes públicos para a necessidade de preservar as heranças cultural e ambiental; fidelizar e formar novos públicos; informar, educar e sensibilizar os seus visitantes para uma actividade e um produto artesanal, em vias de extinção; e apoiar iniciativas culturais e outras consentâneas com as missões do Núcleo Museológico do Sal e do Museu Municipal.
A Exposição Permanente
Dividido este espaço em quatro (4) sectores, o visitante é confrontado com a explanação de cinco (5) grandes temas: O que é o Sal; O Sal na Natureza; História do Sal em Portugal; A Tecnologia do Sal na Figueira da Foz e O Ciclo de Produção; e As Salinas e a Conservação da Natureza.
O programa museológico foi concebido pela empresa de consultoria ambiental Mãe d’água, Lda, com o apoio e acompanhamento dos serviços culturais da Autarquia.
Dependência Orgânica
O Núcleo Museológico do Sal é uma dependência orgânica do Museu Municipal Santos Rocha, integrados na Divisão de Cultura, Biblioteca e Arquivos da Câmara Municipal.
Informações Complementares:
Para além do horário de abertura do Núcleo, a salina municipal na qual ele se integra, permanece disfrutável e de acesso livre.
A salina municipal é igualmente ponto de partida/chegada da Rota das Salinas.
A visita ao Armazém do Sal integra igualmente este complexo cultural e ambiental.
Visita Guiada à Rota das Salinas
(pela empresa Sinergiae) Informações, inscrições e horários podem ser solicitados nos Postos de Turismo da Figueira, em www.figueiraturismo.com ou pelo tel.: 239 821 057.

Câmara Municipal da Figueira da Foz
Av. Saraiva de Carvalho 3084 - 501 Figueira da Foz
tel.:+351 233 403 300 - fax:+351 233 403 310
municipe@cm-figfoz.pt

0 comentários :

HOODLES

Gumbo beet greens corn soko endive gumbo gourd. Parsley shallot courgette tatsoi pea sprouts fava bean collard greens dandelion.

JACKETS & SUIT

Gumbo beet greens corn soko endive gumbo gourd. Parsley shallot courgette tatsoi pea sprouts fava bean collard greens dandelion.

SPORT SHOES

Gumbo beet greens corn soko endive gumbo gourd. Parsley shallot courgette tatsoi pea sprouts fava bean collard greens dandelion.

 
Created By SoraTemplates | Distributed By MyBloggerThemes